Partes fundamentais do JavaScript

Se você está aprendendo JavaScript, provavelmente já ouviu as pessoas dizerem como é importante aprender as partes fundamentais da linguagem.

No twitter me deparei com esta thread sobre os fundamentos do JavaScript. Como o conteúdo está todo em inglês, resolvi traduzir e separar em posts para compartilhar também em português e facilitar o estudo de quem quer aprender JavaScript.

Então vamos ao primeiro post:

1. Declarando variáveis: var, let e const

Conteúdo original aqui

Definir dados e, em seguida, manipulá-los sempre foi a base da programação. O que é programação sem dados? Presumo que você tenha adivinhado "nada". Os tipos de dados são basicamente variáveis ​​ou constantes.

  • Variáveis ​​podem ser alteradas
  • Constantes permanecem as mesmas

Onde as variáveis ​​podem ser alteradas, as constantes permanecem as mesmas. Neste artigo, discutiremos as várias maneiras de criar variáveis ​​em JavaScript.

Este pode parecer um tópico simples, mas existem detalhes sutis na criação de variáveis ​​em JavaScript que é importante saber.

O que são variáveis?

Variáveis ​​em JavaScript são contêineres que contêm dados reutilizáveis. Eles são como xícaras cheias de coisas, e essas coisas podem ser usadas repetidamente, dependendo da maneira que escolhermos. Antes do ES2015, as variáveis ​​JavaScript eram declaradas exclusivamente usando a palavra-chave var.

var x;
var y;
var z;

No código acima estamos declarando a variável x, a variável y e a variável z.

Observe que ainda não estamos atribuindo nenhum valor a essas variáveis. Estamos apenas dizendo que eles deveriam existir. Se você fosse olhar para o valor de cada variável aqui, seria indefinido.

Declarando variáveis no ES2015

ES2015 é a versão atualizada do JavaScript (ou ECMAScript). O termo conhecido e mais flexível para ES2015 é ES6.

No ES2015, duas outras formas de declarar variáveis ​​foram introduzidas. Eles são let e const. Discutiremos esses tipos em partes posteriores desta lição.

Usando variáveis

Variáveis ​​são como contêineres em JavaScript. Usar variáveis ​​para armazenar dados é a base da linguagem e é feito em três partes distintas.

1. Declaração de variável: aqui a variável é registrada em seu escopo correspondente, o escopo de uma variável é simplesmente "onde a variável pode ser usada." Falaremos mais sobre o escopo na próxima lição.


Alguns exemplos de declarações de variáveis:

var x;
var cup;
var car;

Inicialização de variável: geralmente ocorre quando uma variável é declarada. Aqui, a variável é atribuída a uma memória ou espaço pelo mecanismo JavaScript. Por isso, uma vez que uma variável é declarada, ela assume o valor undefined mesmo antes da atribuição.

Atribuição de variável: a atribuição de variável é geralmente a etapa mais importante ao usar uma variável. Aqui, são atribuídos dados à variável que são um valor usando o operador "=". Os valores em JavaScript usam um dos tipos de dados JavaScript padrão, que são:

  1. String
  2. Number
  3. Boolean
  4. Null
  5. Undefined
  6. Estrutura de dados (Array e Objetos)
var x         = 5;             // Number
var name      = "Chris";       // String
var developer = true | false;  // Boolean
var location  = null;          // Null
var blue;                      // undefined

A sintaxe para atribuição de tipos de dados pode ser vista acima, podemos usar aspas simples ou duplas para atribuir strings. Além disso, os valores booleanos são verdadeiros ou falsos.

Nomeando variáveis

Precisamos seguir algumas regras para nomear variáveis em JavaScript, são elas:

  • Os nomes devem começar com string minúsculas.
  • Os nomes não podem conter símbolos ou começar com símbolos.
  • Os nomes não podem começar com um número.
  • Os nomes podem conter uma mistura de strings maiúsculas, strings minúsculas e números.

Exemplos de nomes de variáveis ​​são:

// VALID
var man;     
var woman3;  
var blackDog; // This is the best way to name variables with several words

// INVALID
var 1girl;   
var -girl;   

Várias variáveis ​​em JavaScript também podem ser encadeadas, embora separadas por uma vírgula.

var x, y, z;

Atribuição de valores:

var x = 5, y = 6, z = 7;

var a = 10,
  b   = 30,
  c   = 90;

Variáveis ​​em JavaScript também podem realizar expressões matemáticas simples e assumir seu valor. Aqui:

var x = 5 + 10 + 2;
console.log(x); // 17

Após a primeira declaração de uma variável no escopo global, as declarações subsequentes de um nome de variável usando var são possíveis.

Exemplo:

var age = 22;
var age = 25;

console.log(age) // 25

Agora vamos dar uma olhada nos outros tipos de variáveis, let e const.

Let

Introduzido no ES2015 (também conhecido como ES6), o tipo de variável let compartilha muitas semelhanças com var, mas ao contrário de var tem restrições de escopo. let é restrito a qualquer escopo em que seja declarado. Sua declaração e atribuição são semelhantes a var. let foi introduzido para mitigar os problemas apresentados pelo escopo das variáveis ​​que os desenvolvedores enfrentam durante o desenvolvimento.

Resumindo, let nos ajuda tornando mais fácil ver onde as variáveis ​​residem em nosso código.

Ao declarar variáveis ​​com let:

let x;
let x = 5;

Múltiplas declarações também podem ser feitas com let:

let x, y, z;
let x = 50, y = 20, z = 3;

Ao contrário de var, quando usa-se let, as variáveis ​​não podem ser declaradas novamente. Tentar fazer isso gerará um erro de sintaxe: O identificador já foi declarado.

let x = 20;
let x = 50;

console.log(x); // SyntaxError: identifier "x" has already been declared.

Essa modificação em var ajuda muito a fornecer um nível de organização enquanto gerencia grandes estruturas de dados, pois é mais seguro saber que sua variável não pode ser reatribuída em nenhum lugar em seu escopo.

Const

Também introduzido no ES2015, const é um tipo de variável (não realmente, mas você descobrirá agora) atribuído a dados cujo valor não pode e não será alterado em todo o script. Agora, isso é mais rígido. const também está limitado ao escopo em que opera. const é declarado como var e let.

Use const quando tiver certeza de que uma variável não será declarada novamente.

const x = 20; 
const y = 'boy';
const z = 'developer';

Nota: Uma variável declarada com const DEVE ser inicializada.

const x; // SyntaxError: missing initializer

Assim como var e let, as variáveis ​​declaradas com const também podem ser encadeadas com vírgulas separando cada variável:

const x = 20, y = 50, man = true;

Para nomes de variáveis ​​diferentes, esses tipos de variáveis ​​podem ser usados ​​juntos, dependendo do processo de desenvolvimento.

Alterando const

Não é permitido alterar o valor de uma variável declarada com const.

const name = 'chris';

name = 'john'; // Uncaught TypeError: Assignment to constant variable.

No entanto, se você declarar um objeto como const, poderá alterar as propriedades.

const person = {};

person.name = 'chris'; // no error

Qual Usar

Ao declarar variáveis, é uma boa prática evitar o uso de var. Tente optar por let ou const com base nas seguintes regras:

Use let quando for mudar o valor da variável Use const quando você tiver certeza de que aquela variável não será alterada

Usar let e const manterá as variáveis ​​no escopo correto e tornará o código mais fácil de gerenciar.

Conclusão

Neste post, entendemos como as variáveis ​​são declaradas em JavaScript e as diferenças entre os tipos de variáveis ​​- var, let e const.

Esses tipos de variáveis ​​são únicos em sua própria maneira e servem para tornar o desenvolvimento de código eficiente, no entanto, é aconselhável usar let sempre que possível e const sempre que o valor da variável for permanecer constante.

Comentários